quinta-feira, 4 de março de 2010

Modelo do regulamento da escola

COLÉGIO ESTADUAL 25 DE JULHO
REGULAMENTO DA ESCOLA
O regimento interno do Colégio Estadual 25 de Julho é definido pelo
Conselho Escolar e Círculo de Pais e Mestres.
1.HORÁRIOS:
Manhã: das 7h20min às 11h50min
Tarde: das 13h às 17h25min
Noite: das 18h45min às 22h45min
SÉRIES INICIAIS:
Manhã: das 7h20min às 11h25min
Manhã: das 13h às 17hh10min
2.ALUNOS ATRASADOS:
2.1-Poderão entrar em sala de aula até o início do segundo (2°) período de cada turno.
2.2-Após o início do segundo (2°) período de cada turno, o aluno só poderá entrar com atestado, médico ou presença dos pais.
2.3-Serão notificados aos Srs. Pais e ao Conselho Tutelar, os alunos que tiverem muitas faltas.
3. DISPENSA DE ALUNOS:
3.1-Os alunos só poderão ser dispensados com autorização da vice-direção.
3.2-Para sair durante o período de aula, os alunos deverão portar autorização por escrito, na agenda (na folha de SAÍDAS ANTECIPADAS).
4-ENTRADA E SAÍDA DA ESCOLA
4.1- A entrada e saída da escola será feita pelo portão determinado.
4.2- Para o aluno poder entrar na escola, em turno contrário ao seu, deverá fazê-lo pela portaria principal, mediante a apresentação da carteira escolar.
4.3- Somente terá acesso à sala de aula o aluno devidamente uniformizado.
5- JUSTIFICATIVA DE FALTAS
5.1-O professor não deverá autorizar a saída do aluno no período de aula e se o fizer deverá portar a carteira do professor.
5.2-O aluno poderá justificar as faltas quando retornar às atividades escolares no prazo de até três (3) dias mediante atestado médico, hospitalar ou de trabalho (folha no protocolo) ou os pais poderão justificar até 10 faltas sem atestado no ano, na agenda (na folha JUSTIFICATIVAS DE FALTAS).
5.3-O aluno terá direito de justificar e recuperar os instrumentos de avaliação por trimestre, que serão realizados dentro do respectivo trimestre, conforme calendário escolar.
6-QUANDO FALTAR PROFESSOR
6.1-Somente um aluno deverá dirigir-se à vice-direção e comunicar a falta do professor, enquanto os demais aguardarão em sala de aula.
7-DURANTE A TROCA DE PROFESSORES
7.1-Os alunos devem permanecer dentro da sala de aula durante a troca de professores.
8-PERMANÊNCIA DO ALUNO NA SALA DE AULA E CORREDORES DURANTE O RECREIO
8.1- Nenhum aluno deverá permanecer na sala de aula e corredores durante o recreio, porque poderá responder por fatos que por ventura vierem a acontecer durante esse período.
9-APLICAÇÃO DE INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO
9.1-Durante a aplicação de algum instrumento de avaliação, os alunos não poderão retirar-se da sala de aula.
9.2-É obrigatório para o aluno que tiver Estudos de Recuperação assinar ata com seu professor para fins de tomada de conhecimento de sua situação.
9.3-O aluno tem direito de requerer revisão de avaliação, cinco dias úteis após a entrega dos resultados finais de cada trimestre(a partir da data de entrega do boletim). As datas constam no calendário escolar.
10-ESTRAGOS DE MATERIAIS E DE OBJETOS PERTENCENTES À ESCOLA
10.1- O aluno ou turma que estragar ou inutilizar qualquer objeto pertencente à escola deverá ressarci-lo através de pagamento ou reposição.
11-PERMANÊNCIA DE ALUNOS NO PÁTIO DA ESCOLA
11.1- Caso os alunos tenham que permanecer no pátio em período de aula, devem manter o máximo de silêncio possível para evitar perturbação do ambiente das demais turmas.
11.2-A permanência no pátio, em período de aula deve ter o consentimento e autorização da vice-direção.
12-MEDIDAS PEDAGÓGICAS
12.1-Pela inobservância das normas comportamentais, o aluno deve ser encaminhado ao Serviço de Orientação Educacional para que, juntamente com a família, receba o acompanhamento necessário.
12.2-A rematrícula de alunos repetentes, birrepetentes, evadidos, com matrícula cancelada ou matrícula condicional está sujeita a análise e será realizada conforme a disponibilidade de vagas no Educandário.
13-NORMAS DE CONVIVÊNCIA ESCOLAR
13.1-O aluno NÃO poderá:
a) Entrar na sala antes do sinal.
b) Perturbar o andamento das aulas de outras turmas, batendo nas portas sem autorização da vice-direção.
c)Fumar, ingerir ou distribuir tóxicos ou bebidas alcoólicas.
d) Portar, no recinto escolar, armas e/ou objetos perigosos.
e)Manusear e/ou divulgar literatura ou objetos não condizentes com os princípios da ética e da moral.
f) Praticar atos de violência, que perturbem o ambiente escolar e/ou que provoquem danos físicos ou morais a outrem, bem como atitudes ofensivas à moral e aos bons costumes.
g)Ocupar-se durante as aulas com trabalhos estranhos em relação ao componente curricular que está sendo ministrado.
h) Manter qualquer aparelho eletrônico sonoro ou visual ligado durante o período de aula.
i)Ingerir alimentos e bebidas em sala de aula.
j)Trazer às dependências escolares pessoas estranhas, sem a devida autorização por parte da direção.
k)Ausentar-se da sala de aula sem autorização e carteira do professor.
l)Desrespeitar a direção, professores, funcionários e colegas.
m)Sair durante o período de aula para usar no telefone público.
n)Andar de skate ou bicicleta no pátio da escola.
o)Trazer celular para a escola
14.LIMPEZA DA SALA DE AULA
14.1- As salas de aula deverão ficar sempre limpas para o turno seguinte.
14.2-Cada aluno é responsável pelo seu recinto de trabalho, mantendo-o limpo no final de cada turno. A limpeza ocorrerá, seguindo a ordem de chamada.
14.3- Caso a sala for encontrada suja, desorganizada ou com algum material danificado, tal fato deverá ser comunicado à vice-direção.
14.4-Os monitores também serão responsáveis pelo giz, ventilador, controle de limpeza e luzes.
14.5-Os professores devem permanecer com os alunos no momento em que estiver sendo processada a limpeza de sla de aula, sendo co-responsáveis.
15-DETERMINAÇÕES FINAIS
15.1-O aluno que for retirado da sala de aula pelo professor deverá apresentar-se imediatamente ao vice-diretor de seu turno.
15.2-A matrícula na escola não garante escolha de turno pelo aluno.
15.3-Para troca de turno, o aluno deverá comprovar atividade de trabalho, mediante apresentação de atestado onde conste o horário de serviço. Só será aceita uma troca por ano, condicionada a existência de vaga no turno pretendido.
15.4-Lembrete:
-É dever do aluno zelar pela conservação do prédio, mobiliário, equipamento, materiais bibliográficos da escola.
-Ter adequado comportamento social contribuindo para o bom nome da escola.
-Não trazer objetos adversos daqueles solicitados pelos professores, bem como, não tragam dinheiro e/ou objetos de valor ( tais como: celulares, violão, skate, aparelhos de som, mp’s e outros), porque não podemos nos responsabilizar por perdas, furtos ou roubos de qualquer espécie
-Trazer a agenda todos os dias, pois ela é o mapa da vida escolar do aluno.
-Não arrancar as folhas e bilhetes desta agenda, pois todas as informações nelas constantes são importantes.

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